Você sabe onde fica a Escandinávia? Já tinha ouvido falar nessa região do Norte da Europa?! Quem respondeu não, vamos fazer uma breve introdução sobre essa região cheia de história pra contar (e viver!) conhecida também como Europa do Norte. Os Países Escandinavos são compreendidos pelos países: Dinamarca, Suécia e Noruega. Nesse post vamos te mostrar as melhores maneiras de explorá-los!
Países Nórdicos ou países Escandinavos?!
Há uma equívoco entre Escandinávia e Países Nórdicos, que são frequentemente confundidos. Os países nórdicos são compreendidos por além dos países citados; a Finlândia, Islândia, parte da Groelândia e Ilhas Faroé e Aland. Confere abaixo quais são os países Nórdicos:
Esclarecido a diferenças entre as duas regiões, vamos falar um pouco de cada País Escandinavo:
Dinamarca
A Dinamarca é o menor país escandinavo em termos de território, com apenas pouco mais de 42mil km2. Apesar de fazer parte da União Européia, eles não adotam o Euro como moeda Oficial, e sim a Coroa Dinamarquesa. O idioma falado é o Dinamarquês e a capital é Copenhague. O país tem um elevado IDH, sendo um dos países mais desenvolvidos devido a forte indústria eólica, de transporte e farmacêutica. Seu sistema de governo é a monarquia constitucional parlamentarista.
Curiosidades sobre a Dinamarca
Já foi diversas vezes considerado o país mais feliz do mundo pelo Relatório de Felicidade das Nações Unidas.
A sua bandeira é a mais antiga do mundo.
Os dois parques de diversões mais antigos do mundo estão em território Dinamarquês. O mais famoso é o Tivoli, construído em 1843!
Suécia
A Suécia é o maior país escandinavo, conta com mais de 440Mil km2 e sua capital é a estonteante Estocolmo. Assim como a Dinamarca, também não usa o Euro como moeda oficial, usando então a coroa Sueca. Possui a maior população entre os três países escandinavos, com mais de 10 milhões de habitantes e o idioma falado é o Sueco. O seu (também) alto IDH é atribuído pela sua excelência na educação e saúde.
Curiosidades sobra a Suécia
País onde nasceu Alfred Nobel, criador do premio Nobel. As cerimônias de premiação acontecem todos os anos na capital Estocolmo.
Possui quase 270 mil ilhas.
Entre fim de maio e meados de Julho, não escurece durante a noite e madrugada em algumas regiões mais próximas do Círculo Polar Ártico.
Noruega
Muito conhecida pelos seus Fiordes Noruegueses (golfos estreitos e profundos delimitados por montanhas), seus quase 400mil km2 faz fronteira com a Suécia, Finlândia e Rússia. Mesmo estando fora da zona do euro, já que utiliza a Coroa Norueguesa, faz parte da União Européia. Tem como capital Oslo e o idioma falado é o Norueguês. Tem economia extremamente prospera devido a alta produção de petróleo e gás natural.
Curiosidades sobre a Noruega
País frequentemente visitado no inverno pela incidência do fenômeno da Aurora Boreal .
Altos impostos, porém são revertidos em altíssima qualidade de vida para a população.
No verão pode-se presenciar o “sol da meia-noite”, já que a incidência solar dura 24horas.
Países Vikings
A Escandinávia é uma região frequentemente conhecida como país dos Vikings, população que habitou a região entre os anos 800 e 1.500 e conhecidos como um povo guerreiro, eram otimos navegadores e temidos pelos saques que realizavam nas diversas regiões do norte da Europa. Apesar de serem de fato originalmente da região da Escandinávia, os mesmos foram expandindo sua influencia em outras regiões a medida que iam invadindo demais cidades e países do Norte da Europa.
A religião Vikings era caracterizada pelo politeísmo, frequentemente faziam uso de magia e rituais para agradar seus deuses ou pedirem algo. Acreditava-se que aqueles guerreiros que morriam nos combates seriam levados para Valhala, onde comemorariam até a batalha final, conhecida como Ragnarök. Entre os deuses Vikings, Odin era considerado o principal deus da mitologia nórdica.
Como planejar sua viagem pelos Países Escandinavos
Existem algumas maneiras de explorar os Norte da Europa, vamos citar algumas delas e relatar a maneira que escolhemos para a nossa viagem realizada em Maio de 2022.
Viajando de trem pela Escandinávia
Quem já esteve em solo europeu provavelmente usou trens como forma de locomoção entre um destino e outro, e acredito que essa tenha sido a primeira opção que veio a sua mente. De Fato temos várias possibilidades de roteiros na Escandinávia que usa esse meio de transporte, vamos listar os pros e os contras de viajar de trem pela região.
Prós
Praticidade de não despachar malas
Rapidez no embarque já que não há necessidade de fazer check-in
Apreciar as paisagens
Contras
Obrigação de seguir horário de embarque
Tempo longo de viagem
Comprar com antecedência para tentar garantir boas tarifas
Carregar suas malas (por vezes pesada) entre os deslocamentos
Viajando de carro pela Escandinávia
Outra maneira (que inclusive gostamos bastante) é fazer uma roadtrip pela região, é uma opção para quem quer ir viajando no seu tempo, fazendo o roteiro de acordo com o que deseja e escolhendo os horários de saída e chegada em cada destino.
Prós
Não ter obrigação se seguir horário de trem ou avião
Possibilidade de conhecer os vilarejos ao longo da rota
Flexbilidade de roteiro, podemos mudar durante a viagem
Contras
Não ter familiaridade com a estrada, e então precisar usar GPS para se localizar
Custo de pedágio, combustível, risco de batidas e avarias no veículo
Tempo longo de viagem
Viajando de avião pela Escandinávia
Devido ao baixo custo das diversas cias aéreas low cost, essa é uma opção bastante usada para os deslocamentos em toda a Europa. Nos países Escandinavos não é diferente, precisa apenas se atentar aos horários e chegar com antecedência para procedimentos de check-in, despacho de malas, raio-x e etc.
Prós
Curto tempo de viagem
Baixo custo, se comprado com antecedência
Contras
Ter que chegar com antecedência para despacho de mala, check-in, raio-x e etc
Sem flexibilidade de horário
Não poder conhecer vilarejos e paisagens da rota
Viajando pela Escandinávia em Cruzeiro Marítimo
Não por acaso, deixamos por ultimo a nossa escolha para explorar os países Escandinavos: Cruzeiro Marítimo! Somos apaixonadas por cruzeiros, já fizemos 6 roteiros totalizando mais de 50 noites a bordo de navios de cruzeiro. Nosso último roteiro foi justamente para os Países Escandinavos, confere no mapa nosso itinerário:
Prós
Praticidade de deslocamento, não precisar fazer check-in e check-out em cada cidade/país
Baixo custo, já que inclui acomodação, deslocamento entre os destinos e alimentação
Diversas opções de entretenimento a bordo (shows, teatro, spa, piscinas, cassino etc)
Viagem menos cansativa, já que não ha necessidade de pegar carro, trem e aviões
Contras
Sem flexibilidade de horários, terá que seguir o disponibilizado pela cia
Não pode alterar o itinerário e decidir quanto tempo ficar em cada cidade
Gostou do nosso comparativo de meios para conhecer os Países da Escandinávia? Clique aqui para conferir os detalhes de cada parada e conhecer o navio e suas atrações!
Apaixonada por viagens que decidiu viver do turismo em plena pandemia. Diretora comercial da agência Destinos Infinitos, voltada para o turismo de experiências! Compartilho o conhecimento de ter visitado 34 países!!
Pingback: Cruzeiro Escandinávia: Confira os possíveis roteiros! - Destinos Infinitos
julian
janeiro 13, 2024 at 2:47 am
verygood the website i like it so much
gostei muito do seu site parabéns