Enoturismo

Como montar um roteiro para Alsácia?

Publicado

no

Sabe aqueles vilarejos que mais parece que saiu de um conto de fadas? Assim é Alsácia, região no interior da França que tivemos a oportunidade de visitar em Outubro de 2021. E não é apenas modo de falar, a Walt Disney se inspirou no local para reproduzir a vila da Bela e a Fera. Gostaria também de montar seu roteiro, escolher as cidades para fazer base e quantos dias ficar? Confere esse post que iremos te contar como desenhamos essa viagem!

A região fica na fronteira entre Alemanha e França, e por muitos anos disputada por esses dois países. Esse mix de influência pode ser observado desde a culinária, até a sua arquitetura. Marcada por paisagens bucólicas, castelos e por sua famosa rota do vinho, foi esse mix que nos fez escolher esse destino como a nossa primeira viagem após a pandemia, e acho que não poderíamos ter escolhido local melhor para retomar as viagens internacionais.

Ponts Couverts – Estrasburgo

Como chegar

Existem algumas maneiras de chegar até a Alsácia, pode-se ir de trem de Paris até Estrasburgo (2 horas). Basiléia na Suíça conta com um aeroporto e situa-se a 50km de Colmar, Zurique também é uma opção (3 horas), e foi a que utilizamos por ter achado a melhor opção de voo partindo de Recife (valores e horários). O aeroporto de Stuttgart na Alemanha fica distante mais ou menos quatro horas da região. Estrasburgo também tem um aeroporto, porém sua malha aérea é bem limitada, sendo na maioria das vezes mais viável chegar em aeroportos maiores, e percorrer o restante do percurso de carro. No mapa abaixo da pra ver que o destino fica quase equidistante dos aeroportos citados.

Sim, é bem importante alugar um carro para explorar a região. Já locou carro na Europa? Confere esse post com os motivos para fazer uma roadtrip pela europa!

Mapa distancia de Paris, Zurique, Basileia, Stuttgart e mais. Fonte: Google Maps

Quantos dias ficar

Toda a rota da Alsácia (de Estrasburgo para Colmar) pode ser percorrida em apenas uma hora, são em torno de 70Km de distância, então é uma região fácil e rápida de se deslocar. Ficamos num total de cinco noites, porém pode ser feito em menos tempo. Tudo depende do roteiro que você irá desenhar, do que você quer ver e em que velocidade quer desfrutar a sua viagem. A região tem diversos restaurantes (diversos com estrela michelin), vinícolas, hotéis em castelos medievais (inclusive nos hospedamos em um, confere aqui como foi se hospedar num castelo).

Rota Alsacia: Estrasburgo – Colmar. Fonte: Google Maps

Cidades para usar como base

As duas maiores cidades na Alsácia, são Colmar e Estrasburgo. Muitas pessoas se dividem na hora de escolher onde será, ou onde serão as suas bases. Optamos por escolher as duas e viver as sensações noturna em ambas. Acredito que foi uma escolha muito acertada, as duas cidades são bem diferentes quando a multidão de turista que vem apenas passar o dia vai embora!

Porém se você tiver com o tempo apertado, ou for combinar com outros roteiros, talvez seja melhor escolher uma delas como base e fazer de forma mais enxuta a região.

Estrasburgo (considerada a capital da Alsácia) é mais agitada a noite, tem mais uma pegada de cidade maior, inclusive conta com aeroporto e grande estação de trem. Se você curte agito noturno, considere ao menos alguma noite no local. Porém não se preocupe, a capital da Alsácia também tem o seu belo centro histórico com a mesma arquitetura que será encontrada ao longo de toda a rota; as casinhas de enxaimel, herança da colonização Alemã.

Colmar já é mais bucólica e intimista, mesmo tendo uma excelente estrutura para atender os turistas, você nota que a noite de Colmar é mais impactada pela ausência dos turistas que foram apenas passar o dia. São encontrados mais restaurantes, não tem a quantidade de bares e pubs como tem em Estrasburgo.

Confere dois cliques noturnos em cada uma das cidades e vejam o motivo de ter escolhido dormir nas duas:

Catedral em Estrasburgo a noite
Colmar anoitecendo, as luzes começam a ganhar protagonismo

Quantidade de dias em cada base

Após ter definido quantos dias no total você pretende ficar na Alsácia, e quais cidades serão escolhidas como base, é hora de fazer a divisão das noites em cada base. Ficamos duas noites em Estrasburgo, duas em Colmar e uma no castelo situado no pequeno vilarejo de Rouffach. Quer saber como foi nossa experiencia em um castelo? Confere aqui!

Considero dormir tanto em Colmar, quanto em Estrasburgo bem importante para conhecer as características de cada cidade. Então divida a quantidade de dias que você tem entre as duas cidades: Colmar e Estrasburgo. Se hospedar num castelo foi um plus, já tinha muita vontade de me hospedar em um castelo e essa foi a oportunidade perfeita. Rouffach fica bem próximo de Colmar, pode-se também ir visitar seu famoso restaurante ou seus vinhedos mesmo sem se hospedar no local.

Vilarejos que fizemos bate e volta

Uma das razões que indicamos percorrer o destino de carro é para poder conhecer ao seu tempo os vilarejos que compõe a rota da Alsácia.

São diversos pequenos vilarejos que você poderá escolher para visitar, escolhemos alguns, confere a lista da nossa seleção:

Ribeuvillé

Esse foi o vilarejo que mais passamos tempo inclusive almoçamos por lá, cada ruela é motivo para um click de tão instagramável que é. Vale a pena quando for, dedicar um tempo para um almoço, tem até um centrinho super charmoso com algumas opções de restaurante. Confere nesse post todas as dicas de gastronomia na região da Alsácia!

Ribeuville

Riquewihr

Muito conhecida por ter a casa do papai noel, Riquewihr é um pouco mais intimista, em poucas horas você vê tudo que o vilarejo tem mais oferecer. Quem ama papai noel, vale a pena demais a visita, infelizmente não pode tirar fotos ou filmar dentro. Quer conhecer mais detalhes de cada cidade que visitamos na Alsácia? Confere aqui!

Casa do Papai Noel em Riquewihr

Rouffach

Essa cidadezinha foi escolhida por conta do castelo que quisemos nos hospedar, provavelmente não iríamos lá se não fosse isso ou o fato de ter um dos melhores restaurantes de toda a rota. Além do restaurante, o castelo tem seu próprio vinhedo, um SPA e um café da manhã digno da realeza, vale investir cada centavo nessa experiência. Uma pena não temos levado roupa de banho para aproveitar a piscina aquecida e a jacuzzi disponível para os hospedes. Conhecemos também uma Brasileira que mora lá a décadas, deixou nosso café da manhã ainda mais especial, inclusive no café da manhã é servido espumantes produzido no próprio castelo. Claro que aproveitamos esse mimo, melhor maneira de começar o dia, sem dúvidas é assim: tomando espumante local e olhando os vinhedos do castelo. Quer saber mais como foi nossa experiência no Chateau D’Isenbourg? Clique aqui!

Chateau d’Isenbourg -Rouffach
Vinhedos do Chateau D’Isenbourg – Rouffach

Tem diversos outros vilarejos para ser visitados, tais como: Kaysersberg, Eguisheim e etc. Preferimos focar nesses três e aproveitar mais cada um deles, confesso que depois que visitar alguns, você começa a achar que está revendo alguns lugares de tão semelhantes que são.

Época para se visitar a região da Alsácia

Dependerá muito do que tipo de clima que você gosta, se mais quente ou frio. Próximo ao fim de ano a região se transforma com os mercados de natais, um dos mais lindos da Europa. Caso não goste muito de climas extremos, considere ir de Março a Maio ou Setembro a Novembro. Tenho certeza que independente da época escolhida, irá se encantar com o que a região tem a oferecer!

Gostaríamos que desenhássemos para você? Preenche os dados que um consultor especializado irá entrar em contato! https://lp.destinosinfinitos.com/pre-vendas

1 Comentário

  1. Pingback: 5 Motivos para fazer uma Europa Roadtrip - Destinos Infinitos

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais acessados